segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Projeto Folclore

Neste dia 30 de agosto, a E.E. Jacques Klein realizou a comemoração do Floclore, onde alunos do Ciclo I e II fizeram exposições sobre o tema: Folclore. Tivemos brincadeiras folclóricas, sala de lendas, oficina, danças folclóricas, dramatização, coral e jogral. Foi muito bom, tivemos a presença da comunidade.

Projeto Folclore
Tema: Folclore

Publico alvo: alunos de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental I
Responsáveis pelo projeto: Alessandra M. Cardozo (PCP I) Vânia, Márcia, Paula, Neide, Sueli, Gabriele, Margaret, Zuleide, Débora, Leandra
Duração: mês de agosto

JUSTIFICATIVA: O saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo.

OBJETIVOS: Repassar valores culturais. Resgatar a importância do Folclore. Conhecer músicas e brincadeiras folclóricas. Desenvolver e estimular a coordenação visomotora. Socializar. Estimular o ritmo. Desenvolver a linguagem oral e escrita. Desenvolver a criatividade. Conteúdos Conceituais Contos de Lendas: A Iara, O Boto, O Saci Pererê, A Mula sem Cabeça, O Negrinho do Pastoreio, Lendas da cidade do Embu. Conteúdos procedimentais Artes: dramatização e confecção das roupas dos personagens das lendas, jogo da memória, máscaras, montagem de um livro sobre o Folclore. Oficinas de artes: dobraduras dos personagens do folclore e confecção do painel sobre o folclore. Textos (poesias). Músicas. Cruzadinha. Adivinhas. Pesquisas. Caça-palavras. Jogos e brincadeiras. Jogral (Você sabe o que é Folclore?) Conteúdos atitudinais *Interesse e respeito pela cultura. *Preservação da tradição e dos costumes. *União do grupo na execução das atividades propostas.
PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA: O tema Folclore foi discutido entre os professores em HTPC. Posteriormente cada professor contribuiu trazendo idéias e materiais de pesquisa. O grupo de professores do Ciclo I perceberam a importante contribuição dos povos Africanos e Indígenas como elementos cruciais para formação o enriquecimento da cultura brasileira.
NA SALA DE AULA: Em sala de aula os professores discutiram o Tema com os alunos, houve momentos de discussão os quais os alunos expuseram seus conhecimentos sobre o tema, ficando sob a responsabilidade do professor ampliar tais saberes.
TRABALHANDO DE FORMA LÚDICA:
O trabalho de Leitura permeou todo o projeto, desde o momento de se contar as lendas, os trava-linguas, as quadrinhas e parlendas. Ouve também momentos em que os alunos recontavam as lendas para os demais colegas da sala e professora. Para dar conta da diversidade de informações cada sala ficou responsável por desenvolver um tipo de atividade de modo que esta mesma fosse socializada com todos os alunos da escola e pudessem tratar do mesmo tema de uma forma diferenciada.

Nenhum comentário: